top of page
jornal phi png.png

Reino Unido se dispõe a ajudar a Ucrânia após a possibilidade de uma invasão mercenária russa

  • Foto do escritor: Imprensa da ONU
    Imprensa da ONU
  • 1 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

No dia 28/03/2022, o Ministério da Defesa britânico emitiu um comunicado oficial sobre a possível invasão russa à Ucrânia: de acordo com a inteligência militar do Reino Unido, a Rússia estaria enviando cerca de mil mercenários "Wagner" para o leste ucraniano.


O documento emitido pelo país britânico destaca: "Eles devem enviar mais de mil mercenários, incluindo líderes seniores da organização, para realizar operações de combate".

De acordo com Sergei Rudskoy, oficial de alto escalão do exército russo, a intenção dessa ofensiva é libertar o leste ucraniano, cujo já é, há tempos, alvo de cobiça da Rússia. Além disso, o Ministério da Defesa russo confirmou que pretende ter "duas opções" para essa investida militar.


No entanto, Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, negou a possível negociação de parte do seu território para que haja um "cessar-fogo".

Zelensky, em entrevista à revista britânica The Economist, defendeu a soberania ucraniana, mas admitiu, também, que poderia entregar o controle de Donbass e Crimeia, ambas regiões separatistas, na tentativa de uma reunião com Vladimir Putin, presidente da Rússia.


"É possível que alguns compromissos, que não arrisquem nossa soberania, sejam feitos para salvar vidas. Mas compromissos que provoquem a desintegração do país, como os que Putin propõe, ou melhor, exige, nunca serão feitos”, afirmou Zelensky.

Além disso, de frente às possíveis invasões e ataques, o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, afirma que o Reino Unido concordou em enviar mais ajuda militar letal à Ucrânia para ajudar na sua defesa.


Já de acordo com Moscou, essas possíveis invasões e combates são "operações militares especiais" que têm como objetivo a desmilitarização e a "desnazificação" (ato de "retirar" ou "eliminar" possíveis neonazistas) do país vizinho – a Ucrânia.





  • UOL: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2022/03/31/reino-unido-e-aliados-vao-enviar-mais-ajuda-militar-letal-a-ucrania.htM

  • METRÓPOLES: https://www.metropoles.com/mundo/russia-envia-mil-mercenarios-para-o-leste-da-ucrania-diz-reino-unido

links cedidos por Reino Unido em 29/03/2022.



POST CENTRAL: REINO UNIDO.

Comments


bottom of page